Translate

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

A Velhice Não é a Sabedoria!


 Velhice nem sempre é sabedoria, apesar de que "ser" é o que ela deveria. Experiência sim é sabedoria! Quando tantos com tão pouca idade, sabendo mais que muito hipócrita de boca cheia. Bem aventurado o vivido que tirou a boa lição, a repassando ao aprendiz.

Para alguns, o número de sua idade só multiplica a experiência da vida, mas para outros, é como se o tempo tivesse parado e mais nada novo valesse, somente o próprio raciocínio retrógrado e imutável, numa era em que muitos se denominam mestres, dizendo o que fazer e por onde ir.

Este texto não é abrangente à todos os mais velhos, pois nem juventude e nem maturidade, estão aderidas à idade alguma. Mas é uma sinalização ao que se deixa levar pela corrente dos conformismos culturais e sociais, e à nós mesmos, que depois da mídia digital, temos também maior responsabilidade do que compartilhamos e reproduzimos.

E informações erradas ainda circulam por aí como corretas. Opiniões sem nexo sobre vestimentas femininas, sobre a masculinidade, concelhos tortos, toxinas e muita desnecessariedade embrulhada para presente, muito ainda tem vindo dos mais antigos.

Por isso, mais será exigido e cobrado, do que está para instruir ou liderar, já que este deve ter mais responsabilidade, do que quem aprende. E sem exemplo, palavra e caráter, não há autoridade nem respeito. Pois os que querem ensinar e não ensinam à si mesmos, com hipocrisia sabotam massa sem direção.

Logo, se velhice fosse sempre a sabedoria, o idoso que atualmente preside o país, seria um sábio para falar e agir, inclusive no meio de uma pandemia. Usos indevidos da rede social, asneiras, fake news, escândalos, nepotismo, genocídio e etc... São bons exemplos de uma tolice na terceira-idade.