sexta-feira, 31 de dezembro de 2021
Novos Frutos
segunda-feira, 27 de dezembro de 2021
sábado, 18 de dezembro de 2021
Mula ou Jumento
Entre a cruz e a espada
Sem lenço, sem documento
A democracia é forçada
À escolher entre mula e jumento
Mas calma, pode piorar
Contenha o choro
Pior do que pode ficar
É se elegerem Sérgio Moro
Com o direito de votar
Você escolhe quem vai sair
E quem vai entrar no Palácio
Se me permite opinar
Entre Sérgio ou Jair
Ainda prefiro Luiz Inácio
terça-feira, 14 de dezembro de 2021
Vacina 2.0
quarta-feira, 8 de dezembro de 2021
A Velhice Não é a Sabedoria!
Velhice nem sempre é sabedoria, apesar de que "ser" é o que ela deveria. Experiência sim é sabedoria! Quando tantos com tão pouca idade, sabendo mais que muito hipócrita de boca cheia. Bem aventurado o vivido que tirou a boa lição, a repassando ao aprendiz.
Para alguns, o número de sua idade só multiplica a experiência da vida, mas para outros, é como se o tempo tivesse parado e mais nada novo valesse, somente o próprio raciocínio retrógrado e imutável, numa era em que muitos se denominam mestres, dizendo o que fazer e por onde ir.Este texto não é abrangente à todos os mais velhos, pois nem juventude e nem maturidade, estão aderidas à idade alguma. Mas é uma sinalização ao que se deixa levar pela corrente dos conformismos culturais e sociais, e à nós mesmos, que depois da mídia digital, temos também maior responsabilidade do que compartilhamos e reproduzimos.
E informações erradas ainda circulam por aí como corretas. Opiniões sem nexo sobre vestimentas femininas, sobre a masculinidade, concelhos tortos, toxinas e muita desnecessariedade embrulhada para presente, muito ainda tem vindo dos mais antigos.
Por isso, mais será exigido e cobrado, do que está para instruir ou liderar, já que este deve ter mais responsabilidade, do que quem aprende. E sem exemplo, palavra e caráter, não há autoridade nem respeito. Pois os que querem ensinar e não ensinam à si mesmos, com hipocrisia sabotam massa sem direção.
Logo, se velhice fosse sempre a sabedoria, o idoso que atualmente preside o país, seria um sábio para falar e agir, inclusive no meio de uma pandemia. Usos indevidos da rede social, asneiras, fake news, escândalos, nepotismo, genocídio e etc... São bons exemplos de uma tolice na terceira-idade.
sábado, 4 de dezembro de 2021
Penso, Logo Medito
Não vim trazer o clichê do arriscar, errar, sair do lugar... Trago uma sugestão que talvez tenha alguma utilidade, assim como teve para mim, quando busquei respostas para minhas questões internas, externamente e não encontrei. Quantos dizendo o que fazer, para onde ir, o que é melhor e etc... Quando na verdade a melhor resposta está dentro de você. E por mais que esteja certo quem diz as alternativas corretas, chega de ouvir "o que fazer", para dar inicio ao "como fazer", mas antes disso vem o descarte.
Tão simples quanto respirar, não é um ritual, nem exige tanta preparação, como vemos com posições de yôga, mantras e tudo mais. Claro que se tiver todas essas coisas, é legal também, mas basta o principal para se ter uma boa experiência: O silêncio! E se houver o contato com a natureza, trará maior eficácia à experiência introspectiva.
A prática consiste em esvaziar os pensamentos, controlando e concentrando a respiração, durante o máximo de tempo que se sentir à vontade. E mesmo que aleatórios pensamentos venham, o que é normal, o exercício é rebatê-los e manter o foco no "não pensar", para que a mente aprenda a selecionar num crivo, o que realmente é necessário.
A meditação é um treino mental que ajuda a organizar a mente, centrando o poder no foco positivo, já que focar na tensão só traz mais dela mesma e faz os bons pensamentos divagarem até se perder. Pois o que nos motiva não vende em shopping e a energia da mudança e do crescimento está em nós mesmos. O poder da lei da atração rege a meditação, pois ele não consiste somente nas palavras que se emitem, mas também na energia direcionada que se emana.