Translate

sábado, 4 de dezembro de 2021

Penso, Logo Medito

 Não vim trazer o clichê do arriscar, errar, sair do lugar... Trago uma sugestão que talvez tenha alguma utilidade, assim como teve para mim, quando busquei respostas para minhas questões internas, externamente e não encontrei. Quantos dizendo o que fazer, para onde ir, o que é melhor e etc... Quando na verdade a melhor resposta está dentro de você. E por mais que esteja certo quem diz as alternativas corretas, chega de ouvir "o que fazer", para dar inicio ao "como fazer", mas antes disso vem o descarte.

 Meditação ajuda a afastar pensamentos automáticos e inconvenientes. Obviamente pensamos em crescer, evoluir e progredir, mas não o tempo todo. Às vezes nos sabotamos com culpas, comparações, frustrações, inseguranças, traumas e pré-ocupações, que obstruem o campo produtivo das nossas mentes.

 Tão simples quanto respirar, não é um ritual, nem exige tanta preparação, como vemos com posições de yôga, mantras e tudo mais. Claro que se tiver todas essas coisas, é legal também, mas basta o principal para se ter uma boa experiência: O silêncio! E se houver o contato com a natureza, trará maior eficácia à experiência introspectiva.

 A prática consiste em esvaziar os pensamentos, controlando e concentrando a respiração, durante o máximo de tempo que se sentir à vontade. E mesmo que aleatórios pensamentos venham, o que é normal, o exercício é rebatê-los e manter o foco no "não pensar", para que a mente aprenda a selecionar num crivo, o que realmente é necessário.

 A meditação é um treino mental que ajuda a organizar a mente, centrando o poder no foco positivo, já que focar na tensão só traz mais dela mesma e faz os bons pensamentos divagarem até se perder. Pois o que nos motiva não vende em shopping e a energia da mudança e do crescimento está em nós mesmos. O poder da lei da atração rege a meditação, pois ele não consiste somente nas palavras que se emitem, mas também na energia direcionada que se emana.