segunda-feira, 21 de dezembro de 2020
Não Sabe
domingo, 20 de dezembro de 2020
O Despir da Coroa
Atitude e disposição, também para uma queda. Um nobre também golpeia e sabe se despir da coroa para resolver nos punhos, quem sabe até precise degolar impondo seu trono. O bom Rei não se acovarda atrás de seu exército, mas vai à frente das suas guerras, ainda que seu sangue se derrame antes do que valoriza, defendendo.
sábado, 5 de dezembro de 2020
Consequência Estipulada
segunda-feira, 30 de novembro de 2020
Empoderates
quarta-feira, 25 de novembro de 2020
notificação
domingo, 15 de novembro de 2020
Qual o Comprimento de um Cumprimento?
sexta-feira, 13 de novembro de 2020
Te Agradar
quinta-feira, 12 de novembro de 2020
sexta-feira, 9 de outubro de 2020
Exército
Algumas desuniões entre nós, mas nunca fomos minoria. Exército que entre si, muita das vezes diverge, criando mais barreiras que as já postas. Mas só estamos aqui, por que vieram antes de nós e muitas destas barreiras derrubaram. Exercemos nossos direitos, e ainda não como deveríamos, mas graças a cara que um dia foi dada à tapa. E os radares foram destruídos, sensores que barravam a ida e vinda, gerando perseguições de morte que perpetuam até hoje. Silêncio também é resposta, mas não quando se é um exército com um arsenal e muita bala. Calado é o acovardado, incubado, que omite suas verdades. Levantai a bandeira do orgulho, pois quem assume, luta, e não passa batido, passa batendo, com o punho doído, se defendendo.
Regar
O benefício de colher, não se dá somente ao ato de plantar, mas também ao de regar. É simples derrubar as sementes pelo caminho, disso até os pássaros irracionais são capazes, difícil é cuidar, mantendo as pragas longe e o solo molhado até florescer.
quem esqueceu, esqueceu
terça-feira, 29 de setembro de 2020
Em Qualquer Âmbito
É no amor que a gente realiza quem nós somos.
Viver de forma egoísta, é nunca se realizar como pessoa. Independente de alguém ser chamado ao matrimônio, ao celibato ou sacerdócio, se essa pessoa vive para
si mesma ou para o próprio prazer, ela não é feliz! Isso em qualquer âmbito de
relacionamento. Se eu tiver uma amizade, não serei feliz buscando apenas a
minha felicidade. Isso namoro, família, amizade, casamento... Falo de
reciprocidade, sem isso não há plenitude.
domingo, 27 de setembro de 2020
Fundo do Poço
sexta-feira, 11 de setembro de 2020
Vazio Humano
Antes era chorar, querendo o que eu não tinha, tendo o que eu não queria. Hoje é chorar, por não ter o que eu não queria, mas tinha, não querendo o que eu queria, tendo o que eu não tinha.
domingo, 30 de agosto de 2020
Órgão Vital
sexta-feira, 28 de agosto de 2020
Tolos e Sábios
Os ignorantes e os tolos, tem mais verdades que os sábios. Pois o que lhes é posto, crido é facilmente e sem consulta. Do contrário, os sábios todo conhecimento crivam num senso, até chegar no fator crível.
domingo, 23 de agosto de 2020
Caminho pro Céu
Foto Por: 3ternize |
Digamos que as
regras de herdar o céu não seja as que aprendemos ao pé da letra, e ficasse por
sua conta absorver ou condenar as pessoas, como seria seu julgamento? Como
seriam suas proximidades e afetos? Como viveriam tendo esta verdade?
Réu
Desculpe-se você com a vida, e pare de culpá-la. Como um detetive sempre buscando um novo suspeito, culpado por seus crimes inafiançáveis. Já não cabe mais culpar a vida ou o que lhe venha acarretar numa infelicidade. Descubra o espelho. Se veja! Dói tanto assim se apontar? É tão difícil parar de procurar o erro ao derredor? Acha melhor endividar algo em culpa, do que assumir o que é defeituoso?
quinta-feira, 20 de agosto de 2020
Sou Além do que Vê
Um sorriso com uma vida entre altos e baixos, mas sem perder a esperança de dias melhores
Sou energia, pois se fosse matéria, já não estaria mais aqui suportando o peso diário do mundo, dessa gravidade terrestre
Sigo pensando que não pertenço a esse planeta, minhas aspirações na vida são tão diferente dos demais
Não sou melhor ou pior, nem tampouco igual, como os muitos atrás do vil metal
Onde matéria tem valor, quando pra mim apensas preço
Pessoas boas tem valor, bons sentimentos são eternos
Busco apenas minha paz, saúde e escrever, ajudar quando posso, só não me permito atrapalhar
A idade chega, tantas coisas repetem, mas a consciência ativada, mente ligada, sem mais tempo pra errar
Momentos felizes são o bem maior, e que Deus permita alcançar...
Por: Belle Silva
quarta-feira, 19 de agosto de 2020
- O Fim Repentino dos Contos Eróticos -
Por uma boa temporada, ou quase a vida toda do blog, aqui também não só compartilhamos a poesia da alma, mas também a poesia da pele, como diz a bio do Monóloguz, acima do perfil do autor.
E por 4 anos, o "Poesia Erótica" divulgou os contos e fantasias, mais aleatórios e improváveis, narrando as histórias de nossos amigos e leitores, de forma poética e com rimas, sempre anonimamente, protegendo a identidade dos personagens.
Os contos eróticos do blog, movimentaram centenas e até milhares de views pro Monóloguz até aqui, mas hoje encerra repentinamente, por questões políticas da Template. Felizmente este não é o fim do blog, e nem o fim do Poesia Erótica, até por que, aqui não é o único endereço do Monóloguz, e o Fissão Binária também é um mecanismo de produção de conteúdo, pobre, mas é.
Com esta nota de esclarecimento, venho agradecer a todos que acompanharam os contos eróticos narrados aqui pelo blog, e dizer que "Da nudez da pele à nudez da alma, Monóloguz continua sendo poesia..."
terça-feira, 18 de agosto de 2020
Em Tão Tão Distante
segunda-feira, 17 de agosto de 2020
Solidez
Se você se apega muito ao passado, você está destinado a revivê-lo todos os dias. Existem momentos na vida que é necessário excluir pessoas, apagar lembranças, jogar fora o que machuca, abandonar o que faz mal. Se libertar das coisas que nos prendem, olhar para frente e enxergar a imensidão de caminhos ao nosso redor, ao invés de sempre insistir no mesmo erro e na mesma dor. Aprenda a gostar de você, a cuidar de você e principalmente a gostar de quem gosta de você. Nem todos os dias terminam como a gente quer, mas podem começar como a gente sonha. Valorize-se!
Por: Diogo Mello
sexta-feira, 14 de agosto de 2020
Sabedoria em Trecho
[Marca-Texto]
Como alguns já sabem, tenho um apreço bem grande pelos escritos de Paulo Coelho. E neste Marca-Texto basicamente declaro isso, com o segundo livro que apresento deste escritor aqui. E é com imensa honra que venho falar desta obra, literalmente sublime, que ultrapassa a realidade comum vista por maioria de nós. Este livro que vou abordar no Marca-Texto, é pioneiro nessa coleção que tenho desse autor, e volta e meia acrescento mais um à prateleira. Fã deste escritor maravilhoso ainda não posso dizer que sou, já que Paulo Coelho tem inúmeras obras publicadas e não completei minha coleção, nem tenho nenhum autografado. Mas os poucos livros que li, me expandiram de tal forma, a ponto de eu nunca mais ser o mesmo à cada leitura.
O primeiro livro que li de Paulo Coelho, foi por via de uma cantora latina, no qual eu era fã na adolescência. Anahí, além de ler os livros deste autor, fez menção à ele em boa parte da arte do álbum "Mi Delírio Deluxe Edition", e até lançando uma faixa especial com o mesmo nome do livro "Aleph".
Logo bastou pra que eu procurasse por todas as bancas e livrarias, e enquanto não o encontrei, não me contentei. Então comecei a leitura do livro "O Aleph" por volta de 2011 pra 2012. E por fim entendi o motivo de o livro ter originado uma musica e o que ela dizia.
"O Aleph" é um livro que narra uma história, porém dentre os acontecimentos pude extrair muita sabedoria em diversos trechos. Por isso separei aqui, alguns deles narrados em vídeos, inclusive sublinhados na mesma época que li a obra pela primeira vez.
Significado: 1 - Segundo Paulo Coelho, Aleph "é um ponto que contém todo o Universo, que leva a outra dimensão, em busca de respostas que podem transformar vidas".
Ainda, segundo o autor, "é o ponto onde tudo está no mesmo lugar ao mesmo tempo, diante do qual abrem-se portas, por fração de segundo, e logo tornam-se a fechar, mas permitem desvelar o que está escondido atrás delas - tesouros, armadilhas, caminhos não percorridos etc".sábado, 8 de agosto de 2020
Bipartição
Foto Por: 3ternize |
pudera eu ser outro e olhando nos olhos me amar
somos almas gêmeas de nós mesmos
cansados de nos procurar
quisera o feito da bipartição, me dividir, me separar
poder ser quem cobiço, comigo flertar
amor próprio a ponto, de fazer me desejar
ser quem é meu tipo, quem eu quero transar
poder me dar prazer, muito além de masturbar
muito além de me lamber, além de me tocar
seria me transcender, me arrebatar
o amor na medida certa, que até o céu me iria levar
e mais que me foder, mais que me gozar
unicamente me compreender, iria me abraçar
ouvir tudo o que tenho pra dizer, e me fazer acreditar
que eu sou o amor da minha vida, e vim pra me salvar
domingo, 19 de julho de 2020
Venha à Nós
segunda-feira, 6 de julho de 2020
S'emanar
domingo, 5 de julho de 2020
Recíproco
quinta-feira, 2 de julho de 2020
Urubus
Abstrato
terça-feira, 30 de junho de 2020
Amor de 2° Mão
quinta-feira, 11 de junho de 2020
BLOG EM MANUTENÇÃO !
domingo, 7 de junho de 2020
Aos Que Condenam
sábado, 30 de maio de 2020
Cara à Tapa
domingo, 10 de maio de 2020
Saudações leitores! Espero que estejamos todos bem. Venho por meio deste post, justificar a ausência nas últimas semanas, já que devido a pandemia, o Monóloguz prepararia um material mais composto e semanal para os que cumprissem a quarentena ficando em casa, o que não foi possível produzir.
O blog já teve algumas pausas, por alguns motivos; por férias, por manutenções técnicas, por produção de material, mas nunca por motivos de saúde, como veio a acontecer. Bom, eu Matteus Ianella, autor do Monóloguz, venho comunicar que já me recuperei do covid-19 e cumpri a quarentena especificada pelo médico, e venho pedir aos leitores que cumpram a quarentena aconselhada pela OMS. Lembrando que temos o direito de ir e vir, mas é nosso dever a conscientização. Se precisar sair, use máscara, pois só a máscara pode prevenir ir e conter o número de contaminações e mortes, já que a saúde no nosso país não é tratada como prioridade. E antes que esse comunicado abranja para questões políticas, eu encerro por aqui. Ainda não estou recuperado 100% dos sintomas, mas meu estágio não foi dos graves e graças a Deus já estou apto à mais compor.
este pouco caso
domingo, 5 de abril de 2020
Monstro Amor
quinta-feira, 2 de abril de 2020
cada trecho
segunda-feira, 30 de março de 2020
"Qual vírus é o mais predominante, o do Corona ou o da ignorância?"
A economia do país está abalada, e se antes já não estava boa, depois do surto, pior se prevê que fique. Enquanto o presidente nacional preocupado com o capital, que até pouco tempo estava com a suspeita do Covid-19, declara que a pandemia é só uma gripezinha, apoiando o fim do confinamento, estando mais preocupado com falidos do que com falecidos. E agora a questão é: "Qual vírus é o mais predominante, o do Corona ou o da ignorância?"
domingo, 22 de março de 2020
O Livro Roubado
Era o início das aulas e a biblioteca acabara de abrir para os estudantes. Eu era novo no colégio e não sabia da existência da biblioteca, até precisar buscar os livros das matérias bimestrais lá. Quando me deparei com um mundo! Tinha livro de todo tipo de conteúdo, e para cada livro na prateleira, havia no mínimo outros cinco exemplares do mesmo.
Então perguntei para a Senhorinha que estava na recepção da biblioteca, o porquê de tantos livros sobrando. Ela então disse, que a direção do colégio tinha a expectativa de promover melhor a leitura entre os alunos, o que não estava tendo eficácia. Então continuei pelas prateleiras degustando cada título. Foi quando vi o livro "Na Trança do Tempo", da poetisa Lena Jesus Ponte.
E ali mesmo comecei ler aquele livro. E cada pedaço que eu lia, era como se eu me tornasse cada sensação natural ali descrita. Me identifiquei de forma que eu já tinha muito das escritas haicais, e não sabia. Achei uma injustiça os livros mofando e empoeirados, com uma escola cheia de alunos. Então perguntei se eu podia levar o livro para casa, ja que poucos pegavam pra ler. Ela disse que sim, porém eu teria de assinar meu nome e devolver num prazo de quatro dias.
Mas eu queria aquele livro para mim e não ia assinar meu nome pra ela saber que ele estava comigo. Quando notei que ela usava óculos de graus bem fortes, e tinha um dos olhos imóveis, de vidro (não lembro se era o direito ou o esquerdo). Então indiscretamente perguntei, com toda gentileza é claro, o que acontecera com sua visão. E ela começou a contar se distraindo enquanto tirava os óculos. Talvez eu tenha cometido ali, o meu pior pecado. Mas o motivo de eu não lembrar o que aconteceu para ela usar um olho de vidro, é que eu estava ocupado por trás do balcão, colocando o livro na minha mochila.
sexta-feira, 6 de março de 2020
Cordeiro em Pele de Lobo
Tanto o lobo vestiu lã, que o cordeiro aprendeu a caçar pra vestir pele e também estar no meio da manada imperceptível.