Translate

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Jacaré


 Como ninguém virou jacaré até agora, então é minha vez de tomar a primeira dose da vacina. Brincadeiras a parte, até por que a grande ironia é eu morar num lugar chamado Jacaré! Mas você deve estar pensando "Só agora tomou a vacina?", e sim, só agora. E não foi por falta de suporte no meu bairro, ou falta de tempo, eu somente não quis. Então continuei seguindo os protocolos, usando bastante máscara, álcool em gel e vivendo minha vida bem caseiro como sempre. E eu até costumava dizer que o mundo foi forçado a viver o mesmo estilo de vida que eu, isolado, só que no meu caso era por gosto e escolha própria. Porém não é de isolamento que vim falar aqui, e sim do nosso livre direito de questionar o que quisermos. Até por que isso é filosofia, questionar tudo, inclusive a própria existência. E é pelo amor à sabedoria, que faço a minha escolha.

Mesmo sabendo da história da revolta da vacina e o quanto isso prejudicou a própria população, fiz minha escolha de esperar, obvio que pondo a minha conta em risco, e não era a conta do insta. Mas como milhares de brasileiros, também tive meu pé atrás, que abrangia um monte de outras questões: governo; teorias; pressa das formulas imunológicas; crises econômicas... Além do mais, se vacina fosse obrigatória como foi um dia, a mais de cem anos atrás, que a brigada sanitária invadia as casas e os opositores eram penalizados, aí que ninguém ia querer vacinar mesmo, assim como o voto, que é obrigatório em nosso país, porém poucos tem o prazer de ir às urnas, eleger mais um ladrão. Pois querendo ou não, tudo é um direito democrático de escolha.

E se antes o governo obrigava se vacinar, hoje ele dificulta se vacinar. E essa foi uma das questões que me fez vacinar logo, antes que não haja mais vacinação da primeira dose, já que atualmente, os prioritários da vacinação ainda esperam a terceira dose que carece nos postos. Mas também confesso que não foi só isso que me fez querer vacinar. E por mais que eu viva uma vida sem muitos rolês, pensar que não vou poder ir no cinema, nem visitar a balada ou um show, sem me vacinar, me fez analisar melhor tudo. E vacinei. Então desde já, obrigado ao #SUS, por que sem ele, com certeza, nosso líder muquirana ia querer cobrar umas quinhentas pila de cada brasileiro, por dose.